Cluster NLB (Network Load Balance)

Cluster NLB (Network Load Balance) é extremamente útil para assegurar que os aplicativos sem estado, como servidores web que executam o IIS (Internet Information Services), estão disponíveis com tempo ocioso mínimo e que estão escalonáveis (adicionando servidores adicionais de carga). As seções a seguir descrevem como NLB dá suporte a capacidade de gerenciamento de cluster servidores que executam esses aplicativos, alta disponibilidade e escalabilidade.

Alta disponibilidade
Um sistema de alta disponibilidade confiável fornece um nível de serviço com tempo ocioso mínimo aceitável. Para proporcionar alta disponibilidade, NLB inclui built recursos que podem executar automaticamente:

  • Detectar um host de cluster que falha ou fica offline e, em seguida, recuperar.
  • Equilibre a carga de rede quando hosts são adicionados ou removidos.
  • Recuperar e redistribuir a carga de trabalho até dez segundos.

Escalabilidade
Medida de quanto um computador, serviço ou aplicativo pode crescer para atender às necessidades crescentes de desempenho. Para clusters NLB escalabilidade é a capacidade de adicionar um ou mais sistemas incrementais a um cluster existente quando a carga total do cluster excede seus recursos. Para dar suporte a escalabilidade, você pode fazer o seguinte com NLB:

Equilibre solicitações de carga no cluster NLB para serviços TCP/IP individuais:

  • Suporte a até 32 computadores em um único cluster.
  • Equilibrar várias solicitações de carregamento de servidor (do mesmo cliente ou de vários clients) em vários hosts no cluster.
  • Adicione hosts ao cluster NLB como a carga aumenta, sem causar falha no cluster.
  • Remova os hosts do cluster quando diminui a carga.

Ativando o alto desempenho e baixa sobrecarga por meio de uma implementação pipelining integral. Pipelining permite que as solicitações sejam enviadas ao cluster NLB sem aguardar uma resposta a uma solicitação anterior.

Capacidade de gerenciamento
Para dar suporte a capacidade de gerenciamento, você pode fazer o seguinte com NLB:

→ Gerenciar e configurar vários clusters NLB e os hosts de cluster de um único computador, usando o Gerenciador NLB ou o Cmdlets de balanceamento de carga de rede (NLB) no Windows PowerShell.

→ Especifica o comportamento de uma única porta IP ou grupo de portas balanceamento usando as regras de gerenciamento de porta.

→ Defina regras de porta diferente para cada site. Se você usar o mesmo conjunto de servidores equilibrado load para vários aplicativos ou sites, regras de porta são com base no endereço IP virtual de destino (using virtual clusters).

→ Direcioná-todas as solicitações de cliente para um único host usando opcional e regras de single-host. NLB roteia solicitações de cliente para um host específico que esteja executando aplicativos específicos.

Funcionalidade importante
NLB é instalado como um componente de padrão driver de rede do Windows Server. Suas operações são transparentes para a pilha de rede TCP/IP. A figura a seguir mostra a relação entre NLB e outros componentes de software em uma configuração típica.


Exemplo de um ambiente que contém um Cluser NLB totalmente configurado:

Adquira hoje mesmo esta excelente solução de redundância em sua empresa e tenha alta disponibilidade de seu servidor Windows Server trabalhando 24/7, clique aqui e fale com a nossa equipe técnica.