Servidor de DHCP (Windows)

DHCP significa (Dynamic Host Configuration Protocol) ou protocolo de configuração de host dinâmico, isso quer dizer que ele configura a rede dos hosts automaticamente, sem que seja necessário ir manualmente em cada máquina para colocar o IP, a máscara de rede, o Gateway, o DNS etc.

Funcionalidades de um servidor de DHCP no Windows Server:

  • Todo equipamento para entrar em uma rede precisa de um endereço IP;
  • DHCP automatiza o processo de definição de endereços IP;
  • Dois servidores DHCP na mesma rede pode causar problemas;
  • IP´s são modificados depois de um tempo;
  • Cada IP é amarrado a um Mac Address

Como eu decido se uso um IP fixo ou um DHCP?

1- Primeiro é preciso verificar o tamanho da sua rede.

2- Isso quer dizer que existe tamanho mínimo para uso de DHCP? Não. Mas fazer um servidor para apenas uma ou duas máquinas pode ser um extremo desperdício de tempo, material e recursos.

3- Servidores de rede (DNS, Active Directory, proxy, print server) devem sempre ter IP fixo porque, embora funcionem com IP variável, isso pode gerar um incômodo desnecessário e que pode ser facilmente resolvido fixando um endereço IP.

4- Quem geralmente usa IP’s variáveis são as máquinas clientes, estações de trabalho etc.

Como uma máquina “adquiri” um endereço IP automaticamente?

Primeiro, a máquina não sabe quem é o servidor, então ao ser ligada, ela manda uma mensagem pra toda a rede, como se dizendo: Ei, eu preciso de um IP, alguém ai tem pra me emprestar? Isso é chamado DHCPDISCOVER. O Servidor DHCP por sua vez, ao receber a mensagem, responde dizendo assim: Olha, verifiquei na minha tabela e tenho alguns endereços disponíveis, qual deles você quer? Isso é chamado de DHCPOFFER.

Eles negociam, para que seja atribuído um endereço, através do serviço DHCPREQUEST e o servidor envia, não só o IP, mas todas as demais informações para o cliente, por um pacote de nome DHCPACK. Pra finalizar, o servidor amarra o IP ao endereço MAC e guarda em um banco de dados, juntamente com o leasing time.

Além disso é possível reservar um IP para que fique sempre com aquele endereço MAC. É possível reservar uma faixa para que não seja atribuída a nenhum cliente e também dividir a rede em segmentos.


Algumas ilustrações do serviço de DHCP do sistema operacional Windows Server:



Ilustração de um ambiente onde possui um servidor de DHCP com o Windows Server:


Se sua empresa precisa desta solução, clique aqui e fale com a nossa equipe técnica que iremos até sua empresa prestar uma consultoria neste serviço de rede da Microsoft.