Servidor de FTP

Chama-se servidor FTP (File Transfer Protocol), o serviço de rede que permite a transferência de arquivos através do browser ou por softwares “clientes de FTP”, este serviço que é instalado em um servidor, pode fornecer com agilidade e rapidez, uma transferência de vários arquivos simultaneamente, seu acesso pode ser feito por algum usuário com acesso ao servidor, solicitando o pedido de login e senha. O software que utilizamos é o ProFTPD, que utiliza o protocolo FTP por padrão.

A diferença de servidor FTP para FTP é que o servidor é um software produzido para promover o gerenciamento FTP e o FTP já é um protocolo de transporte adquirido através do servidor para acesso à determinados diretórios com permissões especificas para usuários e grupos.

Exemplo do serviço FTP que são executados em plataformas: Linux/Unix/BSD:

ftpd
glftpd
ProFTPd
Pure-FTPd
FTPdds

Exemplo do serviço FTP que são executados em plataformas: Microsoft (Windows Server)

IIS – Internet Information Services – (Software proprietário: acompanha várias versões do Windows Server)

Ilustração de um típico ambiente de FTP, onde esta sendo desenvolvido um site dinâmico e é necessário que as imagens saiam do servidor local, com destino ao servidor de FTP de algum host de hospedagem na Internet:


Observação:

Em alguns casos de algumas empresas, aplicativos são desenvolvidos “internamente”, neste caso é possível implantar um servidor de FTP “internamente”, sem precisar de um host de hospedagem, porém esta deve ser uma particularidade à ser definida pelo desenvolvedor da aplicação. Se quiser saber mais ou contratar este serviço de “instalação & configuração” de um servidor de FTP em sua empresa, clique aqui e entre em contato com nossa equipe técnica, para melhor lhe auxiliar com seu projeto.