Servidor Proxy

Em redes de computadores, um proxy (em português procurador/representante) é um servidor (um sistema de computador ou uma aplicação) que age como um intermediário para requisições de clientes solicitando recursos de outros servidores. Um cliente conecta-se ao servidor proxy, solicitando algum serviço, como um arquivo, conexão, página web ou outros recursos disponíveis de um servidor diferente, e o proxy avalia a solicitação como um meio de simplificar e controlar sua complexidade. Os proxies foram inventados para adicionar estrutura e encapsulamento a sistemas distribuídos. Esses servidores têm uma série de usos, como filtrar conteúdo, providenciar anonimato, entre outros. Hoje, a maioria dos proxies é proxy web, facilitando o acesso ao conteúdo na World Wide Web e fornecendo anonimato.

Um servidor proxy pode, opcionalmente, alterar a requisição do cliente ou a resposta do servidor e, algumas vezes, pode disponibilizar este recurso mesmo sem se conectar ao servidor especificado. Pode também atuar como um servidor que armazena dados em forma de cache em redes de computadores. São instalados em máquinas com ligações tipicamente superiores às dos clientes e com poder de armazenamento elevado.

Um proxy de cache HTTP ou, em inglês, caching proxy, permite por exemplo que o cliente requisite um documento na World Wide Web e o proxy procura pelo documento na sua caixa (cache). Se encontrado, a requisição é atendida e o documento é retornado imediatamente. Caso contrário, o proxy busca o documento no servidor remoto, entrega-o ao cliente e salva uma cópia em seu cache. Isto permite uma diminuição na latência, já que o servidor proxy, e não o servidor original, é requisitado, proporcionando ainda uma redução do uso da largura de banda.


Típicas formas de uso de um “Servidor Proxy”

Software de controle de conteúdo

Um servidor proxy web de filtro de conteúdo fornece controle administrativo sobre o conteúdo que pode trafegar em ambas as direções pelo proxy. É comumente utilizado em organizações comerciais e não-comerciais (especialmente em entidades de ensino), garantindo o uso da Internet de acordo com a política de Segurança da Informação da empresa, entidade de ensino e afins. Um  servidor proxy é capaz de efetuar a filtragem de conteúdo frequentemente, suportando a autenticação de usuário, tanto local do servidor proxy, quanto uma base de usuários do Active Diretory, com isso possível controlar o acesso a Internet dos seus colaboradores de forma rápida e eficaz. O servidor proxy, normalmente também produz registros com detalhes das URL acessadas por usuários específicos ou para monitorar estatísticas de uso da largura de banda de Internet.

Melhoria no velocidade de acesso à Internet

Um servidor de proxy de cache acelera as requisições de serviços recuperando o conteúdo salvo de uma requisição anterior realizada por qualquer cliente da rede local. Proxies de cache armazenam cópias locais de recursos requisitados com frequência, permitindo que grandes organizações reduzam significativamente seus custos e montantes de utilização de largura de banda, enquanto aumentam significativamente o desempenho. A maioria dos PSIs (Provedores de Serviço de Internet) e grandes empresas possuem um proxy de cache. Os proxies de cache foram os primeiros tipos de servidores proxy. Proxies web são normalmente usados para armazenar páginas web de um servidor web. Proxies de cache implementados de maneira pobre podem causar problemas, como uma incapacidade de utilizar autenticação de usuário.

Relatórios do uso da Internet 

Utilizamos uma ferramenta de software que é possível verificar em seus usuários todos os acessos que os mesmos fazem na Internet através da análise do arquivo de log. O poder da ferramenta é incrível, ele pode dizer para você quais usuários acessaram quais sites, em que horas, quantos bytes foram baixados, quantas conexões foram feitas, relatórios de sites mais acessados, usuários que mais acessam, relatório de sites negados, falha de autenticação, entre outros. A gerência da ferramenta é totalmente via Web, podendo exportar os relatórios e encaminhar ao e-mail do responsável de cada departamento, atualmente as grandes e médias empresas não querem que seus colaboradores fiquem desatentos acessando sites que não convém ao trabalho, com esta ferramenta é possível ter total controle de tudo que é acessado na Internet de sua empresa.


Ilustração típica de um ambiente de rede que possui um proxy server implantado na mesma:

Adquira hoje mesmo esta ferramenta corporativa que melhor a navegação de Internet de sua empresa, e faz inúmeros filtros de sites indesejados para a produtividade do seu negócio, tais como: pornográfica, games, drogas, e afins… Tenha o total controle do que é acesso na Internet em sua empresa, recebendo relatórios diários, semanais ou mensal de todos os acessos à Internet que foram acessados pelos funcionários ou pessoas com acesso à Internet em sua corporação. Clique aqui e faça um orçamento sem compromisso, à ITFUSION agradece pela preferência.