Servidor Web

Servidor web é um software responsável por aceitar pedidos HTTP de clientes, geralmente os navegadores, e servi-los com respostas HTTP, incluindo opcionalmente dados, que geralmente são páginas web, tais como documentos HTML com objetos embutidos (imagens, etc.) ou um computador que executa um programa que provê a funcionalidade descrita anteriormente. O mais popular, e mais utilizado no mundo, é o servidor Apache (software livre). A Microsoft possui a sua própria solução denominada IIS (Internet Information Services).

Páginas Dinâmicas e Páginas Estáticas

A origem do conteúdo enviado pelo servidor web numa resposta a um pedido HTTP pode ser:

  • Estática – se vier diretamente de um ficheiro já existente no servidor.
  • Dinâmica – criada dinamicamente por outro programa, script ou API chamado pelo servidor.

No caso de uma página dinâmica, o pedido, depois de recebido, é processado pelo servidor web que vai criar dinamicamente o conteúdo que depois será enviado para o cliente.

As páginas dinâmicas têm a vantagem de poderem ser programadas, ou seja usando alguma linguagem de programação (que dependendo do servidor web), podendo ser: PHP, Java, Perl, Visual Basic .NET, C# e afins), podemos criar programas que são intepretadas no servidor web, eventualmente acessando a bases de dados e cujo resultado é enviado para o browser.

Ilustração do funcionamento básico de um Web Server dentro do ambiente de TI:

Se sua empresa necessita de um web server para colocar em atividade alguma aplicação ou serviço web, entre em contato conosco, a ITFUSION vai até você e irá lhe auxiliar com seu projeto, clique aqui e fale conosco ou solicite um orçamento.