Soluções de Backup (Bacula Backup)

Em informática, uma cópia de segurança é conhecida como: “Backup”, técnica de preservação de dados de um dispositivo de armazenamento a outro para que possam ser restaurados em caso da perda dos dados originais, o que pode envolver apagamentos acidentais ou corrupção de dados.

Meios difundidos de cópias de segurança incluem: Storages, DVD, disco rígido, disco rígido externo (compatíveis com USB), fitas magnéticas e a cópia de segurança externa (Cloud Computing). Em uma rede local de computadores, o administrador de sistemas ou o responsável pela cópia de segurança grava os dados em um formato de arquivo, processa e distribui as partes constituintes da cópia nos computadores da rede, de forma segura (arquivos são protegidos), criptografada (para não haver extração ou acesso aos dados na forma original) e oculta (na maioria das vezes o arquivo é ocultado).

Cópias de segurança são geralmente confundidas com arquivos e sistemas tolerantes a falhas. Diferem de arquivos pois enquanto arquivos são cópias primárias dos dados, cópias de segurança são cópias secundárias dos dados. Diferem de sistemas tolerantes a falhas pois cópias de segurança assumem que a falha causará a perda dos dados, enquanto sistemas tolerantes a falhas assumem que a falha não causará.

Bacula (Software de Backup)

Bacula é um software que permite você (ou o administrador de sistema) administrar backup, restauração e verificação dos dados de computadores em uma rede de sistemas mistos. Por ser tão flexível o Bacula é considerado um framework de backup, podendo ser implementado nas mais diferentes estruturas corporativas.

Funcionalidades Únicas:

1- Geração de formato aberto (não proprietário) de gravação (pode ser lido pelo tar e dump do Unix)

2- Armazenamento do seu catálogo em banco de dados padrão SQL: PostgreSQL ou MySQL

3- Suporte a compressão dos backups nos algorítimos livres GZIP e LZO;

4- GPL – sem custos com licenças, conhecimento e possibilidade de customização da ferramenta na versão community.


Outras características:

  • Estrutura cliente/controlador dos backups/storage independentes
  • Gerência (operação, configuração e monitoração) administração com gráfica web multi-usuário;
  • Console texto de administração, para fins de contingência;
  • Autenticação dos serviços de backup através de senha e de chave criptográfica
  • Armazenamento dos backups em dispositivos de disco e fitas magnéticas;
  • Funcionalidade nativa de limite de tráfego de rede para os backups;
  • Desduplicação por máquina, de arquivos backupeados;
  • Backup tipo cópia / migração
  • Inúmeros canais de suportes pela comunidade (mailing lists, forums, IRC channel, etc.)
  • Farta documentação disponível na Internet.

→ Portabilidade:  (módulos para diferentes sistemas operacionais) – Windows, Linux, MAC, etc.
Infinidade de recursos para a customização de backups.

→ Agendamento de tarefas: o sistema permite a execução de scripts (ou executáveis) antes/depois do início de jobs (backup/restore), tanto no cliente quanto servidor Bacula.

→ Administração: Operação via linha de comando ou GUI (inclusive, com diferentes interfaces web desenvolvidas pela comunidades.


Destques:

Webacula e o Bacula-web – ferramentas de visibilidade gerencial, com gráficos, etc., sendo que a primeira ainda possibilita operações de backup, restore).

  • Suporte a maioria dos dispositivos de storage do mercado (inclusive mídias ópticas).
  • Funcionalidade com mensagens de log de job backup/restore
  • Rotinas de instruções para o operador de backup (diferentes perfis)
  • 100% compatível com o esquema GFS.

Tipos de backup

Tipo Descrição Vantagens Desvantagens
Backup Completo (Full)É a cópia completa de todos os arquivos.Possui o tempo de restauração mais demorado.É o tipo de backup mais demorado para ser executado e também o que mais ocupa espaço em disco.
Backup DiferencialFaz a cópia apenas das últimas modificações relativas ao último backup completo(full).A velocidade de backup é maior que a do completo e a velocidade de restauração é maior do que a do incremental. Utiliza menos espaço em disco do que o backup completo.O tempo de restauração é maior do que o do backup completo. O processo de backup é mais lento do que o incremental.
Backup IncrementalFaz a cópia das últimas alterações relativas ao útlimo backup.É o processo de backup mais rápido dos três.Requer menos espaço de armazenamento. O tempo de restauração é o mais rápido dos 3 tipos.Passível de perda de dados.

 

Ilustração de um ambiente de backup dentro de uma corporação:


Entre em contato conosco e deixe por nossa conta a instalação, configuração e administração das melhores soluções de backup do mercado e que sua empresa necessita, clique aqui e fale conosco hoje mesmo!!!