Soluções em CFTV (Circuito fechado de TV)

Na área de sistemas de monitoramento e segurança eletrônica, CFTV é a sigla utilizada para Circuito Fechado de TV, que teve origem na sigla em inglês para o mesmo serviço, o CCTV (Closed Circuit Television). Mas na prática o que é CFTV? O Circuito Fechado de TV nada mais é do que um sistema de monitoramento interno, realizado através de câmeras distribuídas e conectadas a um sistema central, que disponibiliza as imagens através de monitores assim como realiza a gravação desses registros.

O CFTV é utilizado principalmente para monitoramento e vigilância, visando registrar incidentes de segurança, vandalismo, comportamento indevido e diversas outras ocorrências. No entanto vem sendo muito utilizado também para outros fins, como monitoramento viário, para fins ambientais, comportamentais, segurança do trabalho, entre outros.

Vantagens
Através do uso do CFTV é possível que uma equipe de segurança monitore em tempo real e até remotamente o que está acontecendo em cada ambiente, 24 horas por dia, e tome as ações necessárias quando alguma anormalidade é detectada.

Além disso, ele possibilita que as imagens registradas fiquem gravadas e que possam ser analisadas posteriormente, auxiliando na identificação de suspeitos e até sendo utilizadas como provas em processos legais.

Outra vantagem é que a presença de um sistema CFTV, principalmente devido às câmeras, inibe a ação de criminosos e pessoas mal intencionadas, pois fica claro que tudo que está sendo feito naquele ambiente está sendo monitorado e registrado.


Evolução:

O sistema de circuitos internos não é aplicado somente com propósitos de segurança e vigilância, também é utilizado em outras áreas como laboratórios de pesquisa, em escolas, empresas privadas, na área médica, pesquisa e monitoramento de fauna e flora, monitoramento de relevo, condições climáticas, controle de processos assim como nas linhas de produção de fábricas. Algumas destas áreas não utilizam a designação CFTV. Devido à sua larga possibilidade de utilização, o circuito interno acaba se tornando em um sistema promissor, com um amplo mercado.


Tecnologia

Em dias atuais é possível visualizar imagens de um sistema de CFTV através do celular ou outro dispositivo móvel, graças a implantação da pilha TCP/IP nos equipamentos de CFTV, tais como:

  • Câmeras IP (Internet Protocol)
  • DVR (Digital Video Recorder)
  • NVR (Network Video Recorder)
  • NVD (Network Vídeo Digital)

Entre outros…

Monitoramento de equipamentos IP de CFTV

Além de várias vantagens e recursos do sistema de CFTV atual, a ITFUSION possui um sistema que é possível monitorar o estado da câmera IP, DVR, NVR, NVD, Servidores de Armazenamento de imagens e afins, o sistema de monitoramento que implantamos possui os seguintes recursos:

  • Análise de tráfego de rede com gráficos
  • Monitoramento em tempo real do dispositivo IP de CFTV
  • Visualização em tempo de real de parada e retorno de qualquer dispositivo IP de CFTV
  • Relatórios dinâmicos sobre o status atual de cada equipamento de CFTV
  • Comunicação de parada e retorno de qualquer dispositivo de CFTV via e-mail
  • Inclusão de mapa ou planta no local, totalmente personalizado
  • E muito mais…

Ilustração de monitoramento um sistema de CFTV já implatando:

Tráfego de rede das câmeras IP

Mapeamento de câmeras e dispositivos CFTV


 

Sistema de monitoramento de CFTV – que informa por “e-mail” quando algum dispositivo de CFTV (câmera, DVR, NVR, NVD, Servidor de Imagens), fica offline e avisa por por e-mail quando o dispositivo ficará online, com isso é possível ter a informação precisa de tempo de parada do dispositivo de CFTV, tempo de retorno, tempo de atividade online e offline através de uma interface web totalmente personalizada com a planta do local onde as câmeras e os demais dispositivos de CFTV estão instalados.


Clique aqui e fale com a nossa equipe técnica e já possuindo um sistema de CFTV com a tecnologia IP ou não! Iremos até sua empresa, faremos um projeto que irá atender vossa necessidade de ampliar a segurança privada de sua empresa ou residência.