Virtualização


O que é Virtualização?

Virtualização é o processo de criar uma representação de algo baseada em software (ou virtual), em vez de um processo físico. A virtualização pode se aplicar a servidores, armazenamento, aplicativos e redes e é a maneira mais eficaz de reduzir as despesas de TI e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência e a agilidade para empresas de todos os portes.

A pressão por redução de custo, as taxas de utilização de servidores muito baixa (geralmente abaixo de 5%) e a necessidade de melhoria no gerenciamento têm sido os principais direcionadores da virtualização.

A redução no número de servidores promovida pela virtualização gera uma economia direta de hardware, energia, refrigeração e espaço, reduzindo as despesas com investimento e custeio. Adicionalmente, a facilidade de implementação de máquinas virtuais e as capacidades avançadas de gerenciamento têm contribuído para a redução das despesas.


Ilustração de alguns ambientes de servidores virtualizados:

A virtualização proporciona a maximização do uso dos recursos dos servidores independente do sistema operacional instalado, seja Windows, Linux ou UNIX. A redução do seu número de servidores físicos, provisionamento adequado dos recursos de acordo com a demanda, aumento da capacidade de gerência e, consequentemente, a redução do custo final.

O que é Hypervisor?

Hypervisor é uma camada de software entre o hardware e o sistema operacional. O Hypervisor é responsável por fornecer ao sistema operacional visitante a abstração da máquina virtual. E é ele que controla o acesso dos sistemas operacionais visitantes aos dispositivos de hardware.

Benefícios da virtualização

A virtualização pode aumentar a agilidade, a flexibilidade e o dimensionamento da TI e, ao mesmo tempo, permitir uma economia significativa. A implantação de cargas de trabalho é mais rápida, o desempenho e a disponibilidade são maiores e as operações se tornam automatizadas. Tudo isso resulta em uma TI mais simples de gerenciar e mais barata para ter e operar. Os benefícios adicionais incluem:

  • Reduzir despesas operacionais e de capital.
  • Minimizar ou eliminar o tempo de inatividade.
  • Aumentar a produtividade, a eficiência, a agilidade e a capacidade de resposta da TI.
  • Aprovisionar aplicativos e recursos com mais rapidez.
  • Permitir a continuidade de negócios e a recuperação de desastres.
  • Simplificar o gerenciamento de data centers.
  • Crie um verdadeiro data center definido por software
  • E muito mais…

    Clique aqui e fale com a nossa equipe técnica, iremos lhe ajudar no projeto de virtualização de servidores / destkop de sua empresa, aumentando a produtividade e rentabilidade do seu negócio.