Servidor de Atualização Microsoft (WSUS)

O WSUS (Windows Server Update Services) permite que os administradores de Tecnologia da Informação implantem as atualizações mais recentes dos produtos da Microsoft. Com o WSUS, os administradores podem gerenciar totalmente a distribuição de atualizações lançadas pelo Microsoft Update entre os computadores na rede. No Windows Server 2012, esse recurso é integrado ao o sistema operacional como uma função de servidor. Este tópico fornece uma visão geral dessa função de servidor, além de mais informações sobre como implantar e manter o WSUS.

Descrição da função de servidor do WSUS

O servidor do WSUS fornece os recursos necessários aos administradores para gerenciar e distribuir atualizações por meio de um console de gerenciamento. Além disso, um servidor do WSUS pode ser a fonte de atualização de outros servidores do WSUS na organização. O servidor do WSUS que atua como fonte de atualização é chamado de servidor upstream. Em uma implementação do WSUS, pelo menos um servidor do WSUS na rede precisa se conectar ao Microsoft Update para obter as informações de atualizações disponíveis. O administrador pode determinar, com base na segurança e configuração da rede, quantos outros servidores se conectam diretamente ao Microsoft Update.

O WSUS (Windows Server Update Services) permite que os administradores de Tecnologia da Informação implantem as atualizações mais recentes dos produtos da Microsoft. WSUS é uma função de servidor do Windows Server que pode ser instalada para gerenciar e distribuir atualizações. Um servidor do WSUS pode ser a fonte de atualização de outros servidores do WSUS na organização. O servidor WSUS que atua como fonte de atualização é chamado de servidor upstream. Em uma implementação do WSUS, pelo menos um servidor do WSUS na rede precisa se conectar ao Microsoft Update para obter as informações de atualizações disponíveis. O administrador pode determinar, com base na segurança e configuração da rede, quantos outros servidores se conectam diretamente ao Microsoft Update.

Aplicações práticas

O gerenciamento de atualizações é o processo de controlar a implantação e manutenção de versões provisórias de software em ambientes de produção. Ele ajuda a manter a eficiência operacional, superar vulnerabilidades de segurança e manter a estabilidade do seu ambiente de produção. Se sua organização não puder determinar e manter um nível de confiança conhecido em seus sistemas operacionais e aplicativos, talvez haja inúmeras vulnerabilidades de segurança que, se exploradas por hackers, poderão resultar em perda de receita e de propriedade intelectual. Amenizar essa ameaça exige que você tenha sistemas devidamente configurados, use os programas de software mais recentes e instale as atualizações recomendadas de software.

Os principais cenários em que o WSUS agrega valor aos seus negócios são:

  • Gerenciamento centralizado de atualizações
  • Automação do gerenciamento de atualizações

Imagens de algumas janelas do WSUS:


Ilustração de um típico ambiente onde possui o servidor WSUS:


Clique aqui e obtenha esta excelente solução de atualização de software em sua empresa e não se preocupe mais de ficar baixando atualizações da Microsoft manualmente.